Postagens populares

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Conversando sobre Bullying

Bullying, denominação inglesa surgida na década de 1970 na Noruega, adotada atualmente por países europeus e africanos, além de Austrália, Japão, Estados Unidos, Canadá e nos últimos anos, pelo Brasil, deriva do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Não há um termo único que defina bullying. De acordo com Beane(2010), o referido termo “descreve uma ampla variedade de comportamentos que podem ter impacto sobre a propriedade, o corpo, os sentimentos, a reputação e o status social  de  uma  pessoa...  forma  de  comportamento  agressivo  e  direto  que  é  intencional, doloroso e persistente.” O referido autor afirma, ainda, haver níveis desiguais de reação, pois a vitima demonstra perturbação e aborrecimento, enquanto o intimidador tende a se manter calmo. Isto explicita o desequilíbrio de força que se traduz no poder e na dominação.

Referência:
. Beane, Allan L. “Proteja seu filho do bullying”

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Para início de conversa...

Gostaria, inicialmente, de conversar um pouco sobre um assunto que hoje está em pauta na mídia, porém que há tempos preocupa quem lida direta e indiretamente com as crianças e jovens no âmbito escolar: A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS.
Podemos afirmar que nossa sociedade vivencia um período cuja a intolerância, a impaciência e o individualismo estão a cada dia mais presentes e nossas escolas refletem isto. Vimos verificando um aumento significativo de episódios de insultos e agressões entre alunos, entre alunos e professores, entre pais e professores, entre funcionários... Como agir diante da situação? O que nós educadores podemos fazer? Existem estratégias pedagógicas a serem adotadas para revertê-la?