Postagens populares

quinta-feira, 3 de março de 2011

Formando cidadãos

Quando se fala de Educação em Direitos Humanos nos remetemos à formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência de valores tais como:

  •  liberdade, 
  •  justiça,
  •  igualdade, 
  •  solidariedade, 
  •  cooperação, 
  •  tolerância, 
  •  paz. 

Logo, a formação desta cultura implica em criar, influenciar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos decorrentes dos valores essenciais citados anteriormente. Valores esse que devem se transformar em práticas. Estamos falando em mudança de "cultura" no que tange aos 'pré conceitos' que se cristalizam socialmente.
Os direitos humanos são fundamentais porque são indispensáveis a vida com dignidade. Portanto precisam ser exaustivamente trabalhados no ambiente educativo escolar e familiar. Precisamos interiorizar que a dignidade é inerente a todo ser humano não importando a situação socioeconômica, a opção sexual, a raça ou o credo e, para que possamos educar nossos alunos nesse sentido, se faz necessário primeiro despir-mo-nos das nossas amarras. A interação com a família nesse caso é essencial, mesmo que de forma indireta, pois sabemos a dificuldade que enfrentamos para trazer a família e convencê-los a firmar parcerias com a escola. Mas o que um professor não consegue? Rompemos barreiras diariamente para realizar nosso trabalho e, na maioria das vezes, saímos vencedores.