A violência é um problema social presente nas ações dentro das unidades escolares que se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Sendo a escola um lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, alunos, professores ou demais funcionários, como então, explicar a ocorrência de agressões físicas e/ou morais nesse meio?
Contraditório, não?
O fato se explica baseado no que vivenciamos diariamente em nossas escolas:
· ações coercitivas, representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula;
· desentendimentos entre vizinhos ou grupos “extramuros da escola” que afetam a convivência entre os alunos;
· conflitos graves envolvendo pais e componentes do corpo profissional da escola etc.
Convivemos, ainda, com a violência estampada nas ruas das cidades, com a violência doméstica, os latrocínios, contrabandos, crimes de colarinho branco, entre outros, que tem levado nossos jovens a perder a crença em uma sociedade justa e igualitária, que seja capaz de promover o desenvolvimento social em condições de igualdade para todos. É bem provável que isto tende a torná-los violentos a partir dos modelos sociais mencionados.
Entendo que as relações do dia-a-dia no ambiente escolar deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração entre as pessoas com o propósito de atingir os objetivos contidos no projeto político pedagógico da instituição. Para tal faz-se necessário que o PPP respalde e favoreça o trabalho voltado para os Direitos Humanos.
Levar o tema violência e Direitos Humanos para a sala de aula desde as séries iniciais é um meio de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas vidas dando oportunidade aos alunos e professores de vivenciarem momentos de reflexão que auxiliarão no desenvolvimento de habilidades que resultarão em atitudes éticas de respeito ao próximo culminando na tão sonhada transformação social.
Recortes de jornais e revistas, pesquisas, filmes, músicas, desenhos animados, notícias televisivas, dentre outros podem ser utilizados com fins de levantar discussões entorno do tema numa possível forma de fazê-los refletir promovendo um ambiente de respeito mútuo considerando que todos os envolvidos no processo educativo devem estar envolvidos e engajados nessa ação para que ela não se torne contraditória. E muito além das discussões e momentos de reflexão, os professores devem propor soluções e análises críticas acerca dos problemas a fim de que os alunos se percebam capacitados para agir como cidadãos, pois a credibilidade e a confiança são os melhores meios de sinalizar para crianças e jovens que é possível vencer os desafios e problemas que a vida apresenta.
